quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os Media na Formação à Distância

O tema em foco remete-nos para uma reflexão referente ao uso das tecnologias no processo de ensino/aprendizagem à distância, equacionando o impacto que estes exercem sobre a perceção de isolamento dos alunos, (distância transacional) e o papel do ensino online perante as necessidades individuais de aprendizagem.

Autores como, Santoro, Borges e Santos (2004) salientam a coordenação, cooperação e co-construção como sendo a principal função desses meios. Partindo desta perspetiva poder-se-á dizer que as comunidades de aprendizagem se constroem através de todo um processo de interação social estruturado e sistemático, onde os meios de comunicação adequados ocupam um lugar de destaque, permitindo desta forma uma aprendizagem de qualidade. 

Atendendo ao vasto leque de ferramentas que cada vez mais temos ao nosso dispor torna-se inegável o contributo destes meios, não somente para a construção do desenvolvimento das comunidades de aprendizagem, assim como, possibilitam a aprendizagem individualizada, suprimindo a distância transacional, que muito embora seja sentida de maneira diferenciada pelos aprendentes, contudo bastante questionada no ensino online.

A aprendizagem online quando comparativamente com a aprendizagem tradicional exige do aluno uma maior autonomia, maturidade e controlo, e aqui, é de extrema importância as caraterísticas dos alunos para o seu sucesso na formação à distância. Uma vez que os aprendentes diferem entre si, por tal, tem especificidades, necessidades, preferências díspares, necessitam de metodologias e ferramentas de interação diversas. E aqui, dir-se-ia fulcral o papel do professor que segundo (Anderson, Rourke, Garrison, & Archer, 2001) como citado em Fahy (2008), uma das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, através da sua presença no ensino.

Não menos importante é que num contexto online privilegia-se mais a experiência do professor com a tecnologia, do que a experiência deste com o ensino.

Em suma, o sucesso individual do aprendente, inserido numa comunidade de aprendizagem online resulta da combinação de fatores tais como: os recursos tecnológicos disponibilizados e a respetiva estruturação do curso, as orientações e a liderança fornecida pelo professor-mediador e as capacidades e preferências do aluno em prol de uma aprendizagem interativa colaborante.

Comentário: Fruto da evolução tecnológica, atualmente vivemos num mundo cada vez mais mediatizado. O que consequentemente se traduz num ensino à distância beneficiado e melhorado. Através do aproveitamento das tecnologias que se encontram em constante mutação, dir-se-ia que são cada menos as barreiras que existem na interação entre pares, professores e conteúdos em prol de uma aprendizagem mais rica e sólida. Desta feita poder-se-á dizer que os media na formação à distância permitem um maior acesso ao ensino e a formação contínua das pessoas.

Bibliografia:Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Disponível na plataforma da UAB 

Sem comentários:

Enviar um comentário